Todas as pessoas e empresas que utilizam as redes para estarem conectados estão expostos a ataques cibernéticos.
Os prejuízos desses ataques podem ser medonhos, não só para pessoas físicas, como também para empresas, pois quando isso acontecem passa insegurança aos seus clientes, que podem deixar de confiar informações a elas.
A perda ou o roubo de dados e informações representam um dos maiores riscos do ambiente virtual, portanto é necessário tomar algumas medidas de segurança par não sofrer um ciberataque.
Conteúdo
Ciberataque: O Que É?
Os ataques cibernéticos nada mais é do que tentativas de hackers violarem, roubarem, exporem, danificarem ou destruírem uma rede de sistemas.
Os ataques digitais são muito perigosos para os usuários da rede, pois podem expor muitas informações sigilosas de pessoas físicas ou organizações (como contas bancárias, informações pessoais, empresariais, etc.) e este crime digital é bastante silencioso e sutil, de modo que muitas vezes é difícil identificá-lo.
Mas você conhece os ataques cibernéticos mais comuns? Vamos te apresentar 7 deles
1. Vírus
Um vírus de computador modifica arquivos legítimos, de modo que, quando o arquivo da vítima é executado, o vírus também é.
Atualmente, os vírus puros são incomuns, o que de certa forma é algo bom, pois os vírus são os únicos que infectam outros arquivos, fazendo com que sejam difíceis de serem limpos do sistema.
2. Worms
Os worms são passados, comumente, por e-mails que chegam com anexos de mensagens, ou seja, quando um usuário abria um e-mail e o anexo, toda a empresa ficaria infectada em pouco tempo, pois os worms são auto-replicantes, ou sejam se espalham facilmente e rapidamente pelos e-mails e contatos conectados ao sistema infectado.
3. Trojan
Esse malware, popularmente denominado de Cavalo de Tróia, substituiu os worms. E são a forma preferida dos hackers praticarem ataques informáticos.
Eles se disfarçam de programas legítimos, porém contém instruções maliciosas, que podem sequestrar informações importantíssimas e sigilosas. Comumente, os e-mails contendo esse malware são encaminhados aos usuários quando visitam sites infectados.
4. Backdoor
Esse malware é um tipo de cavalo de troia que possibilita o acesso do hacker ao sistema infectado.
No momento em que o sistema fica infectado pelo backdoor o hacker pode modificar, excluir, instalar arquivos, mandar e-mail, visualizar informações e usar todos as informações disponíveis no seu dispositivo.
Seu sistema, fica realmente a mercê do hacker.
5. Spyware
Os programas de spyware possibilitam ao hacker “espiar” as atividades realizadas no computador infectado, porém não permite que sejam feitas alterações no sistema.
Esse ataque digital é fácil de ser removida e identificado, diferente do backdoor.
6. Ciberataque do DoS ou DDoS
O DoS nada mais é do que uma sobrecarga feita no servidor ou computador, para que suas funções não fiquem disponíveis ao usuário. Já o DDoS é a evolução do anterior, quando faz o computador principal é utilizar vários outros computadores conectados para atacar sites.
7. Ataque MDA
Esse ataque digital é o ataque de acesso direto à memória do computador, onde permite que diversos programas maliciosos tenham acesso à memória do seu dispositivo.
Como Se Proteger De Um Ciberataque?
A forma mais prática para se manter protegido de um ciberataque é monitorar seu sistema e tomar algumas medidas preventivas e de proteção contra invasores.
No caso de empresas é interessante mobilizar uma equipe especializada de TI para acompanhar a rede frequentemente e agir rapidamente usando todas as medidas possíveis em momentos de ataque.
Porém, outra medida que vale para empresas e usuários particulares são:
- Ficar atento aos links que clica, mesmo que sejam enviados por conhecidos, tente se certificar se foi a pessoa mesmo que os enviou;
- Tenha um bom antivírus instalado em seu dispositivo e procure sempre mantê-lo atualizado;
- Fique atento a promoções imperdíveis e mensagens bancárias enviadas por SMS ou e-mail;
- Não forneça informações pessoais e/ou bancárias em sites que não confia ou desconheça.
Essas são apenas algumas medidas preventivas, porém caso você se encontre diante de um ataque cibernético procure um profissional de TI, caso não saiba como solucionar seu problema.
Lembre-se, esses foram apenas 7 ciberataques mais comuns, porém existem muitos outros, portanto, medidas preventivas e de monitoração de seu computador e dispositivo são extremamente necessárias para que informações pessoais e sigilosas não fiquem expostas aos hackers.
Procure sempre se informar sobre o assunto, pois a informação é uma forma de se prevenir e saber como agir diante dos ataques digitais.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e se for compartilhe essa informação com outras pessoas. Também gostaríamos de saber sua opinião: comente!
E-Book Gratis! - Guia Definitivo: Como Montar Sua Rede De Computadores
O Passo a Passo Inicial Para Criar a Sua Própria Rede Totalmente Do Zero, De Maneira Fácil e Rápida
0 Comentários