Uma rede local, é uma forma de conectar dois ou mais dispositivos, podendo eles serem ou não conectados à internet. Esse tipo de configuração é mais comum para residências que possuem dois ou mais computadores que necessitem de compartilhamento de arquivos, ou mesmo pequenas empresas.
Diferente do cloud computing, uma rede local precisa necessariamente de aparelhos e cabos conectores. Mesmo sendo considerada como uma pequena rede, não deixa de ser cabeada.
Conteúdo
O Que É Rede Local?
Em termos mais simples, uma rede local é uma rede de conexão entre dispositivos em uma mesma localização, podendo ou não usar fios de conexão. A rede local lan é configurada através de um modem ou switch e um cabo de conexão Ethernet.
Este modelo de rede cabeada comporta tanto modens tradicionais com fio de fibra óptica como também rede sem fio com modem wi fi. Com uma rede local, pode-se conectar outros dispositivos, como impressoras.
Principais Vantagens De Se Ter Uma Rede Doméstica Em Sua Casa Ou Pequena Empresa
Ter uma rede de computadores hoje em dia é mais do que essencial para a sua casa ou empresa. Através da rede de transmissão, é possível acessar a internet de forma simples, como ler e-mails e realizar conferências.
Também é possível acessar localmente outros dispositivos, basta para isso conectar um roteador com um cabo de rede. Para transmissão de dados mais complexos, serão necessários outros equipamentos, mesmo quando a rede for sem fio.
Passo A Passo Para Configurar Uma Rede Local:
Antes de começar a configurar sua rede, verifique a necessidade de utilização para analisar o material que será adquirido. Conte quantos computadores serão interligados à rede para saber a quantidade de portas do roteador.
Caso sejam necessários mais de quatro computadores, será necessário utilizar um switch, porém os switches não permitem conexões de rede sem fio. Os switches também podem auxiliar no complemento do tamanho dos cabos, que não poderão ultrapassar 10m.
1 – Reúna Todo O Equipamento Necessário Para Configurar Uma Rede
Escolha um roteador, preferencialmente sem fio, e deixe-o próximo do modem. O roteador oferece automaticamente um endereço IP para cada dispositivo conectado. Caso a sua rede não possua conexão com a internet, não será necessário ligar a porta WAN;
2 – Configure A Sua Rede
O ideal é escolher uma rede padrão para todos os dispositivos, preferencialmente N, e os cabos Ethernet de melhor desempenho, os Cat5e ou superiores, que são ideais para transferência de arquivos multimídia ou streaming.
3 – Teste A Rede
Depois de conectar todos os fios, faça a conexão nos seus computadores. O endereço IP de cada um se conectará automaticamente. Configure o compartilhamento de arquivos e impressoras. Adicione arquivos e comece a acessar.
Ao compartilhar, você poderá compartilhar somente leitura, como também leitura e modificação. Não se esqueça de criar uma senha forte.
4 – Gerencie Grupos Domésticos E Servidores
No Windows 10, opção painel de controle>rede e internet>escolher grupos domésticos>opções de compartilhamento>criar grupo doméstico. Em outros computadores, basta mudar para ingressar em grupo doméstico.
Caso um ou mais computadores não possua Windows 7 ou superiores, selecione propriedades>compartilhamento.
Muitos dispositivos NAS atuam como servidores de rede, pois oferecem maior controle e flexibilidade. O Windows home server é o mais comum para aqueles que já estão acostumados com a interface Windows. O melhor é que ele já vem todo configurado, o cliente apenas personaliza as configurações de acordo com seus critérios.
5 – Proteja Seus Dados
Tanto criar senhas fortes e seguras como também proteção de equipamentos são essenciais para a segurança das informações. Em caso de surtos de energia, utilize nobreaks para evitar de queimar aparelhos e perder dados.
Mantenha em sua rotina backups constantes. Hoje em dia há vários tipos de backups que armazenam arquivos online, garantindo uma proteção extra, podendo ser acessados de qualquer lugar que possua acesso à internet.
Conclusão:
Uma rede local, tanto para residências como pequenas empresas, é algo extremamente necessário em termos de compartilhamento de arquivos de rede. Com vários dispositivos interligados, o trabalho se torna mais prático e ágil.
Quando a conexão é via wi fi, o trabalho se torna mais simples e sem a necessidade de inúmeros fios espalhados pela casa, diminuindo o risco de curto circuito, portanto muito mais seguro para a sua casa ou empresa.
E-Book Gratis! - Guia Definitivo: Como Montar Sua Rede De Computadores
O Passo a Passo Inicial Para Criar a Sua Própria Rede Totalmente Do Zero, De Maneira Fácil e Rápida
0 Comentários