Um dos aparelhos mais procurados, por pessoas que desejam montar a própria rede, é o concentrador de rede, peça de informática essencial para esse tipo de trabalho.
Mas há muitas dúvidas sobre esse dispositivo, que também pode ser conhecido como hub e no meio de tantos outros aparelhos como o switch e o roteador, fica ainda mais confuso saber as funções de cada uma desses acessórios.
Aprenda com esse texto o que é concentrador de rede e elimine de vez as dúvidas sobre algo tão simples, mas que pode gerar muitas perguntas.
Conteúdo
Afinal, O Que É Um Concentrador De Rede?
O concentrador de rede também é conhecido como hub e é um aparelho hardware que é capaz de fazer a concentração do tráfego de rede que pode ser provido por vários hóspedes e produzir a regeneração do sinal.
Esse aparelho possui várias portas, sendo assim, é possível que várias máquinas sejam conectadas entre si, podendo ser 4, 8, 16 e até mesmo 32.
O objetivo do concentrador de rede é fazer a recuperação dos dados binários cujo o destino é uma porta e transmiti-los para as outras portas presentes.
Esse dispositivo é responsável pela operação da primeira camada do modelo OSI e por causa desse fator que pode ser chamado de repetidor de multiportas.
Basicamente o concentrador de rede irá conectar várias máquinas, podendo estar dispostas em formato estrelar, é por isso também conhecido como hub, já que o termo inglês quando traduzido significa peça central de uma roda, que ilustra a passagem da comunicação de máquinas.
Quais São Os Tipos De Concentradores?
Há dois tipos de concentradores de rede, os conhecidos como ativo e os chamados de passivo.
O concentrador de rede ativo se alimenta eletricamente e regenera o sinal de várias portas existentes nesse aparelho, já o concentrador de rede passivo só faz a disfunção do sinal, sem que haja a amplificação, para a conexão de todos os hóspedes.
Quais São As Maneiras De Conectar Os Concentradores De Rede?
É possível fazer a conexão entre os vários concentradores entre si para que possa fazer a centralização do grande número de computadores.
Essa ação é chamada de conexão cascata, em inglês, daisy chains, e para que seja possível essa conexão entre hubs, ou seja, de concentradores de rede, com o cabo cruzado, é necessário conectar, com o auxílio de um cabo, as portas de entra e de saída de uma extremidade até a outra.
De uma forma geral, há nos concentradores o up link, que é uma porta especial, para que faça a conexão de dois dispositivos utilizando o cabo de conexão.
Há também os concentradores que podem fazer o cruzamento ou o descruzamento automático de suas portas, mas para isso é necessário que haja a conexão de hóspedes ou a um outro concentrador de rede.
O Concentrador De Rede É O Melhor Aparelho Disponível No Mercado?
O concentrador de rede não é o suficiente para que vários computadores sejam conectados à internet, caso esse seja o desejo de quem busca por esse aparelho.
Será necessário utilizar um roteador ou um switch, como alternativa também é a opção de deixar o computador conectado de for como uma passarela, sendo assim, ele permanece aceso para que os outros computadores possam ter acesso a internet quando for necessário.
Os roteadores e os switches estão cada vez mais populares e sofisticados, principalmente os que não possuem fio, portanto, os concentradores de rede estão cada vez mais em desuso.
Em muitos cenários práticos, o switch e o roteador, estão sendo mais utilizados e assumem a posição que antes era do concentrador, o que torna uma opção não inteligente para realizar as tarefas das redes modernas.
Gostou desse texto sobre concentrador de rede? Compartilhe em sua rede social e deixe um comentário.
E-Book Gratis! - Guia Definitivo: Como Montar Sua Rede De Computadores
O Passo a Passo Inicial Para Criar a Sua Própria Rede Totalmente Do Zero, De Maneira Fácil e Rápida
0 Comentários