Já não é uma tarefa exclusiva de técnicos a montagem de uma rede doméstica, já que pessoas com conhecimentos básicos também podem fazer esse tipo de atividade. Basta saber um pouco sobre hub-switch e roteador.
Os equipamentos estão cada vez mais acessíveis. A facilidade de configuração, de divisão de sinal de internet e de conexão de vários computadores, envolve a junção de alguns cabos e é um processo fácil de ser executado.
O problema é quando a pessoa que deseja montar uma rede fica confusa entre as diferentes máquinas, pois é comum que vendedores falem que o hub-switch e o roteador sejam a mesma coisa.
Esses são os aparelhos responsáveis por fazer o intermédio de sinais transmitidos e recebidos entre os dispositivos. É necessário tomar cuidado com um vendedor que não entende muito bem de suas funções.
Conteúdo
Conheça A Função Do Hub-Switch E Do Roteador
Para ter certeza sobre o que cada um desses aparelhos citados faz, confira a explicação dada abaixo. O hub-switch e o roteador possuem particularidades diferentes.
Porém antes de conhecermos um pouco sobre o hub-switch, precisa-se saber o que é o hub e o que é um switch.
O Que É Um Hub?
A sua principal função é fazer a interligação de computadores da rede local. O hub pode receber dados que venham de outros computadores e retransmitir esses dados para outro computador, porém durante esse processo, outros usuários, não podem enviar informações.
É comum que haja lentidão em redes que estão interligadas por meio de um hub.
O Que É Um Switch?
O switch tem como função a criação de vários canais exclusivos para que os dados de um computador origem recebam apenas pela máquina de destino, diferentemente do hub que há apenas uma via de tráfego.
Portanto, não há congestionamento de rede com o fluxo de informação e as conexões paralelas são possíveis sem que haja algum tipo de problema.
Qual A Função Do Hub-Switch?
O hub-switch é considerado uma evolução do hub, porém é menos avançado que um switch. Esse dispositivo se tornou ideal para redes de computadores domésticas que utilizam poucas máquinas, já que o hub está extinto devido a sua fraqueza.
É um aparelho indicado para redes que possuem menos de 24 computadores e a sua função é compartilhar internet entes as máquinas de uma mesma residência.
O hub-switch é mais interessante que o hub, porém em alguns casos, o switch poderá ser indicado.
O switch é um aparelho mais inteligente que o hub e que o hub-switch.
Esse dispositivo irá enviar dados apenas para a máquina que tiver requisitado os dados, desta forma, a rede ficará livre para que haja tráfego de outras informações.
Não é necessário configurar esse aparelho, basta liga-lo na tomada.
Qual Função Do Roteador?
O roteador é considerado uma máquina mais inteligente que o hub e switch e podem ser usados em redes de porte maior.
A comunicação entre duas máquinas também é estabelecida por esse aparelho e o melhor caminho de informação que será seguido também é escolhido pelo roteador.
Desta maneira, a velocidade de transferência é superior e os dados transmitidos dificilmente são perdidos.
Há dois tipos de roteadores disponíveis:
- Roteador estático: esse tipo de roteador irá escolher o caminho mais rápido para transmitir dados e não irá levar em consideração se possui chances de congestionamento.
- Roteador dinâmico: essa versão do aparelho irá detectar obstáculos e irá definir a melhor rota para envio de dados, porém o caminho poderá ser maior.
Uma boa vantagem proporcionada pelo roteador é que esse aparelho é capaz de fazer a interligação de redes, o que é uma ótima alternativa para empresas grandes.
Gostou desse texto? Compartilhe essas informações com amigos e familiares!
E-Book Gratis! - Guia Definitivo: Como Montar Sua Rede De Computadores
O Passo a Passo Inicial Para Criar a Sua Própria Rede Totalmente Do Zero, De Maneira Fácil e Rápida
0 Comentários