O padrão para protocolos de rede, que são normas de comunicação utilizadas para a conexão de duas ou mais máquinas de computador, é o modelo OSI que faz o agrupamento desses protocolos em divisões específicas ou em camadas.
O modelo OSI nada mais é do que etapas. Os pacotes que são transmitidos por um computador e passam por essas etapas até que chegue em seu destino final. O modelo OSI é esse caminho feito pelos pacotes.
Conteúdo
Conhecendo As Etapas Do Modelo OSI
Camada de Rede Física
Essa é a primeira camada, num sentido figurado seria as estradas de pacotes enviados pelo correio, a camada física é o caminho percorrido para que os pacotes chegam no ponto final.
É nessa camada que será especificado quais são os dispositivos, como por exemplo hubs, e qual será o meio de transmitir os dados, podendo ser cabos de rede.
A transmissão de dados é feita por esses meios e serão processados na camada seguinte.
Camada Ligação – Modelo OSI
O papel dessa camada será fiscalizar se o pacote possui algum defeito de formatação e também irá controlar o fluxo de envio dos pacotes. É basicamente um fiscal.
Em caso de haver algum tipo de erro, esse problema será corrigido. Isso será possível devido a verificação do meio físico, que é feito por essa camada, portanto, as camadas superiores irão assumir transmissões que não possuem erros.
É função dessa camada do modelo OSI, controlar o fluxo de dados que são transmitidos.
Camada Rede
Essa camada do modelo OSI tem como responsabilidade verificar quem é o destinatário e quem é o remente do pacote, se há muitos dados para enviar, poderá ser priorizado qual o melhor caminho de envio.
Essa camada provavelmente é a que mais age nas redes e funciona justamente como uma central de correios.
A camada 3 também fará o reconhecimento de IP da origem e do ponto final, poderá também priorizar pacotes e fazer a decisão de qual é o melhor caminho para percorrer e enviar os dados.
Camada Transporte
Se pensarmos na primeira camada como estradas e caminhos que os dados irão percorrer, a camada 4 pode ser os carteiros e o caminhão.
O objetivo dessa camada é garantir que os pacotes sejam enviados e recebidos pela camada 3.
O gerenciamento é feito por essa camada, assim como o transporte de pacotes para a garantia de que os dados sejam enviados e recebidos com sucesso.
A qualidade do serviço depende dessa camada, pois é preciso que os dados caminhem com consistência, ou seja, sem que aconteça erros e duplicações, entretanto, é possível que os protocolos desta camada não garantam o envio da mensagem.
Camada De Rede Sessão – Modelo OSI
A quinta camada do modelo OSI é a Camada Sessão que é responsável pelo estabelecimento e encerramento da conexão entre os hosts. O início e a sincronia de host serão feitos por essa camada.
O suporte e o estabelecimento das sessões serão providos por essa camada, exemplos disso é o registro de log e a realização das tarefas de segurança.
Os pacotes chegaram, mas ainda não pode checar os dados que estão dentro dele.
É necessário tratar os dados para que eles possam ser usados, já que a camada de sessão é responsável pelo estabelecimento de conexão entre os hosts, os dados tratados serão feitos pela camada seguinte.
Camada Apresentação – Modelo OSI
Para que a próxima camada possa utilizar os dados, a sexta camada irá traduzi-los.
Essa camada irá basicamente fazer as seguintes ações:
- Conversão de código para caracteres.
- Conversão e compactação de dados.
- Criptografia de dados (se for necessário).
Ao tratar os dados, a próxima camada poderá utiliza-los tranquilamente.
Camada Aplicação
Essa é a última camada e será aqui que os dados serão consumidos. Por meio da Camada de Rede Aplicação que haverá a interação do humano com a máquina. Por meio dessa camada será possível a transferência de arquivos, acesso aos sites, envio de e-mail, entre outras atividades.
Essa camada também irá ter os protocolos conhecidos como HTTP e os serviços DNS.
Agora que você conhece um pouco sobre o modelo OSI, poderá compartilhar esse artigo em suas redes sociais!
E-Book Gratis! - Guia Definitivo: Como Montar Sua Rede De Computadores
O Passo a Passo Inicial Para Criar a Sua Própria Rede Totalmente Do Zero, De Maneira Fácil e Rápida
0 Comentários