Atualmente, com o avanço das tecnologias e as muitas possibilidades de negócios virtuais, é comum que disponibilizemos nossos dados em sites de empresas, ou seja, essas empresas devem ter um sistema de proteção de dados.
Contudo, não é só o sistema de uma empresa que pode ser invadido ou estar desprotegido, mas também os computadores pessoais podem ficar à mercê de invasões dos hackers. Desse modo, proteger seus dados é de suma importância diante de tantas ameaças.
Portanto, em ambos os casos é necessário um cuidado extremo com a segurança e a proteção dos dados, pois a possibilidade de vazamento de dados, roubo de identidade, falsificações, etc., podem deteriorar a imagem de uma empresa e causar altos prejuízos financeiros.
Conteúdo
Como Proteger Seus Dados E Sua Rede De Computadores?
Proteger sua rede é importante para que seus dados estejam protegidos, ou seja é necessário combinar diferentes camadas de defesa para proteger seus dados a fim de preservar sua integridade.
Essa proteção de dados pode ser realizada através de hardware e software que gerenciam o acesso às informações e protegem o sistema contra ameaças.
Para deixar seus dados protegidos contra ameaças é interessante você fazer o controle de:
- Monitoramento de acesso;
- Segurança do sistema;
- Usar antivírus e antimalwares;
- Observar o comportamento do sistema para detectar invasões assim que acontecerem;
- Estar prevenido contra perda de dados;
- Segmentação a rede;
- Segurança de e-mail.
É de suma importância manter seus dados protegidos, pois caso haja algum vazamento ou perda de dados pode ser irreparável para o usuário.
4 Dicas Para Proteção De Dados
É necessário manter a segurança digital seja ela pessoal ou dos clientes, pois os ataques dos hackers são reais, de modo que se proteger deles é a melhor atitude e muitas ações podem ser tomadas para efetivar essa proteção:
1 – Conteúdos Bloqueados
A grande parte das infecções da rede são através de conteúdos e sites maliciosos, portanto o ideal é instalar softwares que bloqueiem o conteúdo e impedem o acesso a essas páginas.
Outra medida possível é usar um programa de escaneamento de downloads, a fim de que o programa verifique o arquivo baixado e o inutilize caso haja vírus.
Em grandes empresas o ideal é a utilização de firewall que restringe o que entra e o que sai da rede, de modo a controlar o tráfego de dados e os manterem protegidos.
2 – Níveis De Acesso
É interessante que computadores ou redes utilizadas por mais de uma pessoa tenha níveis de acesso para dar autorização diferente para cada usuário, para que ele tenha acesso apenas aquilo que sua função ou obrigação delimite.
3 – Backup
Outra forma de proteger seus dados é com a realização frequente de backups, pois assim ficam protegidos contra perda de arquivos que podem ser deletados acidentalmente ou contra ataques de ransomware.
4 – Atualize O Sistema Para Proteção De Dados
As atualizações do sistema não apenas para encher a memória de sua máquina, mas os updates são formas que os gerenciadores de softwares encontram para resolver instabilidades e vulnerabilidades de seus programas. Ou seja, as versões atualizadas são mais protegidas contra ciberataques.
Ao tomar as medidas elencadas, automaticamente, ajudará a manter seus dados e sua rede protegidos.
Quando falamos de proteção de dados e segurança de rede temos que ter em mente que o assunto é bastante complexo e remete a vários fatores, contudo, é de imprescindível importância de maneira pessoa e corporativa.
Esperamos que as informações contidas nesse artigo sejam úteis e você tenha gostado, que tal comentar dizendo sua opinião e compartilhar o conteúdo e levar as informações adiante?
E-Book Gratis! - Guia Definitivo: Como Montar Sua Rede De Computadores
O Passo a Passo Inicial Para Criar a Sua Própria Rede Totalmente Do Zero, De Maneira Fácil e Rápida
0 Comentários