Fala-se muito atualmente que a rede 5g está vindo para mudar todos os aspectos da nossa vida.
Já pensou baixar filmes ou séries no seu celular em questão de segundos?
Apesar de parecer uma narrativa de ficção científica, não é! Pelo contrário, na verdade, é parte de um futuro cada vez mais próximo.
A implementação da rede 5G mudará a maneira como usamos a tecnologia sem fio e provavelmente tudo ao nosso redor.
Aponta-se que a inclusão dessa inovação irá revolucionar sobretudo uma das esferas mais importantes da ciência: a medicina.
Com a rede 5G os cirurgiões serão surpreendentemente capazes de operar pacientes à distância, estando praticamente qualquer lugar do mundo!
Conteúdo
O que é a rede 5g
É a quinta geração de tecnologia móvel para celulares.
A primeira rede celular criada nos anos 80, que ainda utilizava antenas era chamada de 1g.
Com a chegada do 3g, foi possível utilizar a internet através dos dispositivos móveis e permitiu maior mobilidade e uma mudança na forma como nos comunicamos.
As ligações deixaram de ser feitas via telefones fixos e foram substituídas por mensagens.
Da mesma forma aplicativos que antes só eram utilizados em computadores, e agora estão disponíveis na palma da mão.
Mas esse foi apenas um passo na escalada do processo evolutivo. A maioria dos países desenvolvidos atualmente já utiliza a quarta geração de internet móvel, o 4g.
Ela possibilita o download de arquivos de tamanhos maiores em smartphones e tablets.
Além disso também permite a transmissão de vídeos, músicas e ligações através de vídeo-chamadas.
Contudo, o 4g é limitado apenas a dispositivos móveis enquanto o 5g virá em um nível completamente superior.
Os dispositivos móveis serão afetados primeiramente.
Com a entrada do 5g, será possível o download de arquivos com velocidade de 10gbps levando a banda larga móvel a altíssimos padrões de conexão e de usuários simultaneamente.
Em outras palavras, um aumento de 10x a velocidade máxima do 4g. Embora, na realidade, essas velocidades não sejam de fato alcançadas, ainda assim o 5g será significativamente mais veloz.
Com o uso do 4g é possível baixar um filme de tamanho médio com uma qualidade boa em cerca de 8 minutos. A nova tecnologia visa permitir que esse mesmo filme seja baixado em apenas 6 segundos.
Em 2018, os jogos olímpicos que aconteceram em Pyeong-Chang na Coréia do Sul, deram ao mundo uma pequena mostra do verdadeiro poder da tecnologia 5g.
Câmeras de ação foram conectadas a trenós e os espectadores podiam acompanhar as movimentações por todo o mundo, como se estivessem pessoalmente presentes.
Produtores de vídeo afirmaram que apenas o 5g seria capaz de transmitir em tempo real com tamanha qualidade.
Como o 5g influenciará nos avanços na medicina
O professor Prokar Dasgup diz que a nova geração de redes móveis permitirá o uso mais barato e eficiente de robôs em cirurgias.
Por exemplos, os robôs de hoje só podem ser manipulados a partir de um local próximo, isto é, uma sala adjacente.
Já com o 5g isso poderá ser feito de qualquer local do mundo remotamente. Com isso será gerada uma economia de tempo e dinheiro, gastos em viagens de especialistas e deslocamento de pacientes.
Além disso, o monitoramento em tempo real via dispositivos vestíveis permitirá que os pacientes permaneçam seguros no conforto de suas casas.
Segundo o site convergência digital, a nova tecnologia tem potencial para trazer pelo menos R$ 37 bilhões ao Brasil até 2024.
No mundo isso pode ser ainda muito maior, podendo gerar até R$ 12 trilhões de dólares nos próximos anos, sem contar com todos os empregos criados e o impacto nas economias mundiais.
IOT (Internet of things) ou Internet das Coisas
A internet das coisas é um conceito tecnológico onde todos os objetos que usamos no dia a dia estariam interligados entre si e conectados à internet.
Como resultado, seriam controlados de forma inteligente e sensorial.
Exemplo: com um estalar de dedos poderíamos apagar as luzes ou ligar a televisão.
No momento em que isso acontecesse, seria a concretização da fase em que a informática se consolidaria de forma onipresente na vida cotidiana das pessoas.
Algumas cidades como Nova York, Londres, Hong Kong, Dubai e Paris já possuem caixas instaladas prontas para receber e repassar os sinais da nova rede.
Há projeções de que centenas de milhões serão instaladas nos próximos anos, com o intuito de que ao final, o globo todo esteja preparado para recebê-los.
Dois outros potenciais despertados pelo 5g giram em torno da indústria dos jogos, mais especificamente em Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).
Para serem postas em prática, ambas precisam de uma rede com menos custos para o utilizador, menor latência e muita capacidade de processamento.
Logo, com o 5G, espera-se que estes custos caiam assim como a latência e a velocidade aumentem.
Com isso finalmente o processamento vai poder ser realizado em supercomputadores e transferido diretamente para os dispositivos.
Vantagens da rede 5g
O aumento da velocidade é apenas um dos inúmeros benefícios que o 5g promete trazer.
Outro benefício é a latência.
Latência é o tempo necessário para enviar dados de um dispositivo a outro. No momento em que nos encontramos, esse tempo é de 50 milissegundos.
Para nós, é mais rápido que um piscar de olhos, em contrapartida para a tecnologia e a eletrônica, essa mesma velocidade é considerada insuficiente.
Por exemplo, os carros automatizados. Com cinco centésimos de segundo, um carro receberá o sinal de um obstáculo à sua frente depois de um pequeno atraso.
Em uma situação de emergência, essa pode ser a diferença entre a vida e a morte. Com o 5g, no entanto, essa taxa seria reduzida para um milésimo de segundo.
Com isso, a reação de qualquer dispositivo será 10x mais rápida, o que poderia garantir que carros evitem qualquer problema na estrada, tornando-os muito mais seguros.
Outra vantagem é a capacidade de comunicação em tempo real. Embora já tenhamos isso, quando muitos dispositivos estão utilizando a rede simultaneamente, os valores de latência podem aumentar bruscamente trazendo interferências.
Com a latência de um milissegundo somada a capacidade de velocidade dez vezes mais rápida, ele permitirá que muitos dispositivos sejam conectados à mesma rede sem que isso ocasione em atrasos na reação.
Veja as vantagens:
- Uma taxa de dados de 10 a 100 vezes melhor que as redes 4G e 4.5G
- Latência de 1 milissegundo
- Banda larga 1.000 vezes mais rápida por unidade de área
- Mais de 100 dispositivos conectados por unidade de área
- Disponibilidade de 99,999%
- 100% de cobertura
- Redução de 90% no consumo de energia da rede
- Duração da bateria de até 10 anos nos dispositivos IoT de baixa potência
A tecnologia 5g realmente representa uma ameaça?
Rumores alertam sobre os riscos à saúde e o que significam as novas tecnologias.
Existem uma base de mais de 10 mil pesquisas científicas em torno da associação de problemas cardíacos e doenças como o câncer ocasionadas pela contaminação eletromagnética.
De acordo com essas pesquisas, a exposição por 24 horas à níveis de radiação de radiofrequências, centenas de vezes maiores às atuais, provocará efeitos graves em todos os organismos vivos e em seus respectivos ecossistemas.
Contudo, são apenas especulações e alardes. Não existem comprovações científicas que reforçam essa tese.
Apesar da ampla documentação sobre os possíveis efeitos negativos dos campos eletromagnéticos sobre os organismos vivos, estão prevalecendo os interesses privados sobre os coletivos.
Quando podemos esperar receber o 5g
Para nós, a quarta geração é uma realidade e a quinta geração de internet móvel uma esperança futura.
Entretanto, em muitas regiões do mundo não estão disponíveis sequer o acesso 4g.
Mas, mesmo os países mais desenvolvidos concordam que a nova geração de redes móveis não será amplamente disseminada até daqui vários anos.
Especialistas da Business Insider afirmam que até 2022 o 5g atingirá cerca de 5% da população mundial.
De acordo com a Futurecom, o maior evento de tecnologia da América Latina, o primeiro teste no Brasil já foi feito.
A Ericson foi a primeira empresa a realizar testes em solo Brasileiro, em parceria com a Qualcomm.
De forma similar, a Algar Telecom realizou, na primeira quinzena deste mês de agosto, os seus primeiros testes com a tecnologia 5G.
Os experimentos aconteceram em laboratório após a obtenção da licença de permissão da Anatel para o uso da faixa de 3,5 MHz para teste e pesquisa científica.
Agora em parceria com Deutsche Telekom, vão se unir para atender à crescente demanda por tecnologia móvel em instalações industriais na Alemanha.
As provedoras de comunicações nessas regiões buscam usos locais para a rede 5G com a implantação nacional ainda a anos de distância.
As empresas de telecomunicação esperam oferecer esse serviço ao público já em 2020. E para que isso aconteça muitos testes já estão sendo realizados.
A Accenture estima um gasto de aproximadamente 275 bilhões de dólares em tecnologia 5G nos próximos sete anos apenas nos Estados Unidos.
Espera-se que “a mãe de todas as invenções” seja responsável por criar os milionários da nova geração
E-Book Gratis! - Guia Definitivo: Como Montar Sua Rede De Computadores
O Passo a Passo Inicial Para Criar a Sua Própria Rede Totalmente Do Zero, De Maneira Fácil e Rápida
0 Comentários