5 Erros Principais Cometidos por Profissionais de TI

A importância dos profissionais de T. I. cresceu no mesmo ritmo da tecnologia.

O que anteriormente era utilizado somente para automação de alguns processos, virou um fator de crescimento empresarial e geração de lucros.

Profissionais de T.I em uma empresa garantem o funcionamento do sistema de forma efetiva e a manutenção de máquinas e redes.

Cabe a eles também o controle da segurança da informação.

Entretanto algumas vezes os erros no desempenho da estrutura de T. I são causados pelos próprios profissionais e não apenas por usuários leigos ou defeitos técnicos.

E não se trata de má fé ou falta de profissionalismo, esse mercado em particular está sempre passando por inovações constantes e os profissionais precisam estar atualizados.

Uma simples falta de conhecimento específico, habilidade com alguma tecnologia diferente ou vícios profissionais podem ocasionar falhas.

Contudo, elas podem ser resolvidas.

Esses erros podem ser físicos, sistêmicos ou na segurança da informação.

Conteúdo

A importância do profissional de T.I. na organização

valor do profissional de TI
valor do profissional de TI

Estes profissionais têm valor imensurável numa organização e por mais que o avanço tecnológico nos tragam máquinas, alguns trabalhos manuais não podem ser substituídos.

Uma boa equipe de TI não cuida apenas da infraestrutura da empresa.

Praticamente toda a parte de gestão da informação e conhecimento de processos internos cabe a ela.

Eles têm como função otimizar resultados, eliminar falhas, garantir crescimento do negócio através de novas tecnologias e sobretudo garantir a segurança da informação.

Algumas das funções dos profissionais de T.I são:

  • Coordenar o trabalho das equipes
  • Realizar negociações com consultorias
  • Identificar, gerenciar e solucionar problemas ligados à rede
  • Controlar a qualidade dos recursos oferecidos e processos realizados
  • Escolher os projetos de informática que deverão ser implantados
  • Entender as necessidades dos clientes

Mas como qualquer ser humano, são passíveis de erro. E estes devem ser tomados como aprendizados na busca pela melhoria.

Saber qual erro foi cometido e quais medidas devem ser tomadas para que não se repitam é mais importante do que repor um profissional que falhou.

Se bem aproveitados, eles garantem resultados mais eficazes em todos os processos.

O ideal é identificar quais erros são mais cometidos e suas causas e buscar soluções e aperfeiçoamento.

Vejamos alguns dos principais erros cometidos por profissionais da área de T.I.

Não implementar políticas de segurança aos profissionais de T.I.

segurança da informação
segurança da informação

Um dos fatores primordiais em uma empresa é a política de segurança da informação.

Ela quem define a base e dá apoio e orientações nas questões de segurança e quais condutas os colaboradores devem seguir ao utilizar a rede.

Essas políticas precisam ser bem claras e definidas pelos setores de T.I.

Ter um manual com as informações necessárias a disposição de todos os funcionários bem como um acompanhamento de perto.

Esses passos garantem que estejam sendo implementadas as políticas da forma que foram estabelecidas.

Os cuidados online referentes a informações confidenciais e dados financeiros devem ter reforço extra.

Investimento em criptografia e certificados de segurança devem ser prioridades.

No ato da contratação, as políticas de segurança devem ser informadas aos profissionais do setor de T.I.

E cabe aos supervisores o papel de orientá-los de forma devida ao longo de todo o processo de adaptação.

Não saber diferenciar as principais ameaças

principais ameaças
principais ameaças

Simultaneamente ao surgimento de novas tecnologias, surgem novas ameaças.

Vírus com maior resistência são um exemplo.

Por isso é importante que a equipe de T.I esteja sempre atualizada para identificar estas ameaças assim que surgirem e neutralizá-las

Treinamento e qualificação constante dos funcionários e motivação para que estejam sempre estudando podem ser o diferencial nesse quesito.

Usuários leigos ou que utilizam a internet apenas para o dia a dia, utilizam o termo vírus para se referir a qualquer problema digital.

Porém os profissionais de T.I especializados devem ser capazes de identificar e diferenciar vírus, malwares, ransomwares e etc

Este último se refere a programas que sequestram dados importantes de empresas que podem comprometer seu funcionamento.

Os manipuladores destes programas costumam exigir um ramson – valor de resgate – para que as informações sejam devolvidas.

Não ter um critério na escolha dos profissionais de T.I. para o quadro

Nem sempre será possível contar com profissionais experientes no setor de T.I. por inteiro.

Mesmo com contratação de novos profissionais que estão iniciando ou estagiários.

Leva um tempo até que estes sejam moldados nas regras da companhia e absorvam o conhecimento disponível em relação a organização.

Contudo, um profissional experiente, pelo menos, é primordial. Ele quem treinará os demais, será o líder e servirá como exemplo.

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Para isso esse profissional precisa ter um tempo mínimo de vivência e conhecimentos avançados de segurança da informação.

Os profissionais que terão designadas funções de confiança, terão da mesma forma acesso a senhas e pontos sigilosos da empresa.

É preciso escolher a dedo e com extrema cautela, essas responsabilidades só devem ser atribuídas a pessoas de confiança e discernimento.

O acesso a informações deve ser controlado de perto pois quanto mais restritos forem, mais seguros estarão.

Não investir em treinamento dos profissionais de T.I.

treinamento dos profissionais de TI
treinamento dos profissionais de TI

Um dos principais erros é a falta de treinamento e atualização profissional.

Essa falta de estudo pode ter como resultado sérias consequências para uma empresa.

Quem lida com gestão de finanças e não tem pleno conhecimento dos softwares corre o risco de vir a gerar sérios danos à organização.

Por conter dados sigilosos e muitas vezes estratégicos, é de extrema importância que os usuários estejam treinados e saibam como operá-los sem colocar o negócio em risco.

O que leva ao próximo tópico.

Utilizar senhas consideradas fracas

Para facilitar a memorização ou tornar o processo mais ágil, por incrível que pareça alguns profissionais utilizam senhas padronizadas.

Repetindo-as nos e-mails pessoais e corporativos e no acesso ao sistema, de tal forma esse erro pode ter consequências terríveis.

Existem pessoas que colocam datas de aniversário, nome, música favorita, nome da mãe, o que para um hacker experiente é um prato cheio.

O ideal é que a senha seja composta por letras maiúsculas e minúsculas, números, símbolos, com 8 dígitos ou mais. Quanto mais complexa melhor será para evitar invasões.

Qualquer medida que reforce a segurança nunca é demais!

Instalar roteadores em locais inadequados

Na era dos dispositivos móveis, é impossível que apenas o cabeamento seja capaz de aguentar a demanda de uma empresa com muitos funcionários.

Desse modo a instalação de um roteador se faz importante. Todavia, este atrasa os processos e prejudica a produtividade caso a internet a ser dividida seja lenta.

E mesmo que a internet seja veloz o suficiente, a instalação de roteadores nos lugares errados pode trazer lentidão e ineficiência de sinal.

Paredes muito espessas, salas distantes umas das outras, excesso de portas ou acessórios podem interferir e prejudicar a qualidade do sinal.

O ideal, portanto, é que o roteador seja instalado em um local amplo e altura de, no mínimo, 1,80 m do chão.

Não realizar manutenção preventiva

Esperar que um erro ocorra para que então seja corrigido é muito comum em grandes empresas. Entretanto, isso pode trazer sérios problemas.

Sendo assim, o ideal é que os possíveis erros sejam previstos e evitados antes mesmo que aconteçam.

Uma equipe de T.I deve estar bem preparada e saber por em práticas modelos de manutenção preventiva, com monitoramento constante e rotina de manutenção.

Desse modo o profissional pode ser capaz de detectar e rastrear uma falha logo em seu início e solucioná-la antes que afete o sistema.

Com esse monitoramento a empresa consegue ter uma visão do funcionamento geral do sistema.

E com isso saber quais erros devem ser corrigidos e quando melhorias devem ser implementadas.

Não dar atenção aos usuários

Diferente destes profissionais, os usuários muitas vezes conhecem o básico para realizar suas funções.

E cabe ao profissional de T.I. orientar de forma correta a utilização de softwares e programas de trabalho.

A sua área é a responsável pelos processos de todos os setores da organização.

Muitas vezes, são inúmeros usuários em maior ou menor escala, depende do porte e segmento do negócio

Ainda que não seja oferecido serviços para usuários externos, os usuários internos devem ter suporte, mesmo que seja uma simples ideia ou opinião.

Caso contrário, a produtividade pode ser comprometida e afetar todos os outros setores.

Não apostar nas tendências tecnológicas

tendências tecnológicas
tendências tecnológicas

Muitas corporações vêm investimento em inovações como uma despesa.

Com isso, são as primeiras a serem cortadas em caso de dificuldades financeiras.

No entanto, esta deveria ser vista como a forma de agregar mais lucro.

O mercado está sempre se transformando e novas tecnologias, mais modernas e de ponta estão surgindo.

Sendo assim, as empresas que conseguem acompanhar esse crescimento e transformar seus modelos em inovadores serão as que conseguirão destaque.

Além de gerar lucro, ao contrário do que se pensa, investir na modernização dos processos traz uma economia significativa.

Uma vez que otimiza processos, reduz o tempo e aumenta a produtividade da equipe.

Para impulsionar o crescimento da empresa e estimular os colaboradores é preciso pensar fora da caixa.

Observar todas as oportunidades que surgem e aproveitar aquelas que estão dentro do alcance são a chave para o sucesso.

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Sobre o Autor

Rodolfo Teixeira Neto
Rodolfo Teixeira Neto

Formado em gerenciamento de redes pelo ICEC - Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura; Professor na área de Informática, montagem e manutenção de computadores e instalação, configuração e manutenção de redes de computadores a mais de 10 anos; Trabalhei na área de telecomunicações por mais de três anos e possuo curso preparatório para certificação Cisco CCNA, Firewall Checkpoint CCSA, Red Hat RHCP, Microsoft MCSA e Ethical hacker CEH;

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