Acesso Remoto: Como Utilizá-lo Corretamente E Com Segurança

Vamos explicar de uma forma resumida o acesso remoto: Imagine que você precisa de um arquivo com urgência, mas o seu computador não está disponível ao seu alcance?

O acesso remoto é a ferramenta que permite que você tenha acesso a esse arquivo no momento em que precisar.

Realizando o controle de um computador privado através de outro.

Muito utilizado em empresas, este acesso de dados se dá a distância sem que seja necessário que ambas as máquinas estejam ligadas na mesma rede.

Na transformação recorrente da era digital, essa tecnologia pode ser essencial para ajudar nos processos de uma organização.

Conteúdo

O que é o acesso remoto

o que e acesso remoto
o que e acesso remoto

O acesso remoto é uma tecnologia que tem como propósito realizar o acesso a e-mails e arquivos corporativos mesmo que estejam fora do local de trabalho.

Com ele é possível acessar diretórios ou arquivos, realizar a manutenção e reparo de sistemas através de outra máquina e compartilhar a tela do seu computador em equipamentos que façam a conexão.

Essa capacidade de acessar qualquer dispositivo remotamente é realizada através de softwares instalados nas máquinas. A partir deles, o acesso às informações é realizado com segurança para ambas as partes.

Em contrapartida, arquivos que estejam dentro da mesma rede ou compartilhados por máquinas ligadas através de cabos não são considerados acesso remoto.

Existem dezenas de softwares específicos para realizar o acesso, mas vamos exemplificar com situações do dia a dia para facilitar o entendimento.

Atualmente temos disponíveis os seguintes serviços de armazenamento em nuvem: dropbox, google drive, icloud, etc.

Com um login e senha, os arquivos que ficam guardados numa espécie de pasta virtual que podem ser acessados do seu smartphone ou tablet a qualquer momento.

Ele realiza uma sincronização de tanto em tanto tempo, que é determinado pelo usuário, de forma a manter as informações sempre atualizadas.

Vantagens do acesso remoto

vantagens do acesso remoto
vantagens do acesso remoto

Empresas maiores que contam com departamento especializado em T.I. podem ser beneficiar de várias formas com a utilização desta tecnologia.

São elas:

  • Acabar com a necessidade de equipes de funcionários em tempo integral para resolver possíveis problemas que venham a surgir nas máquinas.

Em outras palavras, o profissional é capaz de solucionar os problemas de qualquer local através seu computador pessoal, já que pode acessar remotamente a rede.

  • O custo x benefício oferecido por essa tecnologia é excelente. Atualmente há no mercado diversos softwares para acesso remoto com planos flexíveis para empresas.

Existem também ferramentas gratuitas de qualidade, contudo seu uso é mais básico. Dependendo do porte da organização pode não ser o suficiente para atender todas as necessidades de fato.

  • Com uma tecnologia de infraestrutura elevada à sua disposição, os profissionais da área de T.I. têm agilidade nos processos e aumento da produtividade devido a otimização de tempo.
  • Economia com deslocamento de funcionários. Com a possibilidade de acessar máquinas à distância, a empresa deixa de desembolsar valores para que o responsável pela manutenção vá até o local onde há a necessidade de reparo.
  • Economia de tempo. Sem a necessidade da movimentação do funcionário até o local, os serviços são realizados de forma rápida e mais serviços podem ser feitos neste espaço de tempo.
  • Com o acompanhamento dos projetos à distância, a equipe fica próxima e atenta e, por consequência, a incidência de erros tende a ser minimizada.

Desvantagens do acesso remoto

desvantagens do acesso remoto
desvantagens do acesso remoto

Apesar das muitas vantagens, essa alternativa deve ser avaliada de acordo com a capacidade da empresa e seus objetivos.

Em outras palavras: há algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração. São elas:

  • Em primeiro lugar, a necessidade de uma excelente conexão de internet. Tanto da empresa que solicita o acesso quanto dos profissionais que estarão remotamente realizando o serviço.
  • Imprevistos, como o próprio nome diz, podem surgir eventualmente. Se a empresa não conta com uma boa conexão como listado acima, a alternativa pode não ser a mais confiável. Além de problemas na rede, falhas no servidor podem afetar a qualidade e disponibilidade do serviço.
  • Se a segurança dos servidores não for de ponta, estes podem se tornar suscetíveis a invasões. Da mesma forma, se um dos computadores estiver infectado por algum vírus, corre o risco de vazamento de informações dentre outros transtornos.
  • Apesar da praticidade e agilidade nos procedimentos, a velocidade da transmissão dos dados pode ser inferior a um acesso em rede. Principalmente se houver um alto tráfego de dados.

Garantindo a segurança no acesso remoto

segurança
segurança do acesso remoto

Embora esta ferramenta traga muitos benefícios, são necessários alguns cuidados para garantir a segurança de todas as partes envolvidas. Confira abaixo:

  • Assegurar a proteção dos dispositivos móveis. O uso de notebooks e smartphones exige um pouco mais de estratégia. Utilizar senhas, firewall e criptografia, por exemplo, são indispensáveis.
  • Um bom antivírus e antispam atualizados devem ser igualmente implantados para garantir o combate à invasões e vazamento dos dados.
  • Grande parte dos usuários não presta a devida atenção à segurança no momento da utilização até que haja um desastre. Como resultado, colocam em risco a atividade e credibilidade da empresa.
  • Definir políticas para o acesso dos dispositivos móveis bem como treinar e capacitar os funcionários deve ser prioridade.
  • O cuidado com o conteúdo de e-mails e links nunca é suficiente. A maior parte dos riscos em dispositivos móveis e e-mails suspeitos vem dos próprios usuários.
  • A segurança dos notebooks e smartphones deve ser de total responsabilidade do proprietário, devendo esse arcar com as consequências caso haja algum contratempo.
  • Aparelhos corporativos que transmitem dados importantes dos negócios devem sobretudo se manter sempre dentro do ambiente da organização.
  • Configurar os sistemas para autenticação e garantir um acesso seguro, mesmo a partir de locais remotos e controlar a realização de downloads e seus conteúdos é primordial.

VPN (virtual private network)

vpn
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Os profissionais da área de T.I certamente já estão familiarizados com este termo.

Entretanto vamos explicar para os menos aprofundados em tecnologia da informação.

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A VPN é uma rede privada que estabelece uma ligação direta entre um determinado computador e um servidor específico.

Criando entre eles uma espécie de “caminho protegido” na Internet, o usuário pode acessar seus documentos e sistemas corporativos tranquilamente.

Desse modo, a VPN mantém a integridade do ambiente virtual e bloqueia a interceptação por outras redes.

De forma resumida, a VPN é um canal que cria a proteção para o acesso remoto e evita brechas na segurança.

Ela pode se dar de duas formas: criando um protocolo ou através de softwares. No primeiro caso, o nível de segurança e velocidade é reduzido.

Sendo assim o mais utilizado e recomendado é a instalação do software na máquina controladora bem como na que será controlada.

Após a permissão mútua, a conexão é realizada e o uso de senhas e solicitação de IP reforça ainda mais a segurança. Alguns sistemas operacionais mais atualizados oferecem recursos nativos de acesso remoto.

5 softwares de acesso remoto mais utilizados

TeamViewer

É um dos programas gratuitos para o windows mais populares. O TeamViewer é um pacote de software próprio para acesso remoto, compartilhamento de área de trabalho, conferência online e transferência de arquivos entre computadores. O programa opera dentro dos sistemas operacionais: Microsoft Windows, OS X, Linux, iOS, Android, Windows RT e Windows Phone.

AnyDesk

Igualmente gratuito e de fácil utilização é uma ferramenta que permite a você controlar remotamente qualquer computador que rode Windows, Linux ou OS X e até aparelhos portáteis como tablets iOS e Android. Da mesma forma que o anterior não requer nenhuma configuração específica, solicitando apenas o endereço anydesk gerado para a máquina a ser monitorada.

Supremo

O Supremo é uma solução poderosa, fácil e, completa para controle e suporte de desktop remoto. Ele permite o acesso a um PC remoto ou uma reunião em apenas alguns segundos. Possui pacotes especiais para empresas.

Microsoft Remote Desktop

É uma ferramenta feita para quem quer ter controle total de seu computador mesmo à distância.

Ela permite o uso do serviço de conexão remota de seu PC para acessar e utilizar sua máquina diretamente de tablets, celulares e, outros dispositivos móveis.

O aplicativo disponível para as plataformas Android, IOS e Windows phone, estabelece um pareamento com o computador Windows.

Quando ambos os sistemas estiverem conectados, por sua vez, seu dispositivo mobile passa a exibir exatamente aquilo que você veria em seu PC.

É prático de acessar e possui uma série de recursos e funcionalidades do sistema operacional da Microsoft.

Chrome Remote Desktop

É uma ferramenta de área de trabalho remota desenvolvida pela Google que permite ao usuário controlar remotamente outro computador por meio de um protocolo desenvolvido Google chamado oficialmente de Chromoting.

Ele transmite os eventos de um teclado ou mouse de uma tela a outra através de atualizações gráficas.

Conclusão

tendência
tendência do acesso remoto

Daqui pra frente a tendência é que este modelo seja cada vez mais frequentemente utilizado.

Seja para trabalhar, prestar assistência ou reproduzir telas. Usando os princípios básicos de segurança e seguindo todas as dicas dadas anteriormente, o acesso pode ser feito sem maiores preocupações.

Instrua sempre os usuários a criarem senhas fortes e seguirem a verificação em dois passos para reforçar as barreiras às invasões externas.

Manter todo o quadro da empresa atualizado em relação aos riscos e das melhores práticas de segurança ajuda a diminuir as chances de eventos desagradáveis.

Além de criar engajamento interno e fortalece o vínculo com a empresa e os outros colaboradores.

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Sobre o Autor

Rodolfo Teixeira Neto
Rodolfo Teixeira Neto

Formado em gerenciamento de redes pelo ICEC - Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura; Professor na área de Informática, montagem e manutenção de computadores e instalação, configuração e manutenção de redes de computadores a mais de 10 anos; Trabalhei na área de telecomunicações por mais de três anos e possuo curso preparatório para certificação Cisco CCNA, Firewall Checkpoint CCSA, Red Hat RHCP, Microsoft MCSA e Ethical hacker CEH;

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